Você está aqui: Página Inicial / ENBAT / Edições Anteriores / XX ENBAT - 2017

XX ENBAT - 2017

Apresentação:

 

Equipe:

Coordenador: Prof.Dr. Carlos V. D`Alkaine.

Coordenador de Seções: Dr. Patricio Rodolfo Impinnisi.

Vice-Coordenadores: MsC. Heverson Renan de Freitas.

 Outros colaboradores: Dra. Liliane de Souza, Dr. Gilberto Augusto de Oliveira Brito, MsC.  Andrew Correia Lacerda Pitoli, MsC Adalberto Teógenes Tavares Júnior, MsC Giovani Luiz Crespan e  Dr. Fábio Plut Fernandes.

Secretário Administrativo: Carlos Ignácio.

Telefones: 55 - 16 - 3351-8211.

E-mail: enbatsaocarlos@ufscar.br.

Cronograma:

O XX ENBAT se iniciará as 8:00h do dia 06 de Dezembro, com 08h de trabalhos por dia, até as 18:30h do dia 08/12.

Filosofia:

Desde o começo a filosofia do ENBAT foi ser um encontro não de apresentação de trabalhos, mas de apresentação de temas de interesse da comunidade dos “homens das baterias” para seu desenvolvimento profissional. Nesse sentido a participação no evento não implica nenhum pagamento, mas a pertença a essa comunidade pelos trabalhos que se realizam na produção de baterias de Chumbo Ácido, na atividade de Consultoria para a produção, no funcionamento do produto etc., ficando a responsabilidade de decidir sobre a pertença ou não a essa comunidade ao próprio conjunto de participantes.

 A atitude da participação não ser paga assegura também que as empresas possam mandar todos seus técnicos, não reduzindo o número de participantes por problemas de custo, sendo que o ENBAT incentiva a participação, mais que de alguns técnicos de uma empresa, de todos os técnicos e gerentes técnicos, para que o ENBAT se constitua em um verdadeiro centro de discussões sobre a produção e sobre o produto da indústria de baterias de Chumbo Ácido.

 Por outro lado, a falta de pagamento ao mesmo tempo que o atestado de participação (que segue regras clássicas fixas de percentagem de participação), permitem romper com o suposto paradigma de que o ENBAT é um congresso ou reunião a mais. Ele não o é por múltiplas razões, mas entre elas, está o fato de que suas atividades buscam incorporar os novos conhecimentos, tecnologias e inovações à atividade diária dos técnicos da área. Isso se faz, em primeiro lugar, através de um mecanismo participativo para a seleção dos temas das apresentações.

 Os próprios participantes pelo mecanismo supracitado primeiro propõem e logo selecionam os temas que consideram de interesse, ficando com os organizadores a responsabilidade de buscar quem serão os responsáveis pelas apresentações dentro da própria comunidade ou internacionalmente, devendo ter em conta a possibilidade de apresentações de novas tecnologias e inovações via conseguir a participação de empresas produtoras das mesmas. Isso se realiza solicitando a participação de todas àquelas empresas produtoras que propuseram algum tema que consideraram de relevância para o desenvolvimento da área.

 Outro importante diferencial do evento, é que as apresentações podem ser interrompidas pelos participantes, sob a direção de um Coordenador de sessão, com o objetivo de que toda apresentação seja realmente incorporada ao cabedal de conhecimentos dos participantes.

Neste sentido é que é filosofia do ENBAT, para que não seja nunca utilizado por poderes econômicos poderosos, que, na organização do ENBAT, os profissionais de Universidades

e Centros de P&D que publicam na área sejam sempre convidados a participar sem limitações e constituam a parte fundamental do grupo organizador, sempre submetidos às críticas da comunidade dos “homens das baterias”, pois em cada encontro sempre se deve dedicar uma de suas sessões a uma discussão aberta com a participação de todos para avaliar o andamento do ENBAT e seus encaminhamentos futuros.

Financiamento/Patrocinadores:

O interesse despertado e aumento dos participantes e empresas viabilizou uma das formas atuais de financiamento do ENBAT e necessária pelo crescimento do ENBAT em acordo com sua filosofia. Dado que no ENBAT se reúnem praticamente todos os técnicos das empresas produtoras de baterias de Chumbo Ácido, ele se constitui em um encontro onde se podem contactar todos os técnicos trabalhando na área, e nesse sentido dá lugar a um verdadeiro mercado onde as firmas interessadas em vender equipamentos, inovações, às empresas produtoras de baterias podem contactar os técnicos para oferecer suas tecnologias e inovações. Neste sentido a organização do ENBAT começo a convidar as empresas nacionais e internacionais geradoras de Tecnologia e Inovações na área para participar no ENBAT como patrocinadores, quando desejarem fazendo apresentações técnicas dos fundamentos científico tecnológicos de seus produtos ou seus conhecimentos, dentro da filosofia que o ENBAT é uma encontro de técnicos para seu mutuo desenvolvimento e que as apresentações devem ser técnicas para o desenvolvimento dos participantes e nunca de marketing. Dentro desse espírito também se começo a convidar a empresas nacionais que estivessem interessadas em contribuir com um apresentador para tratar dos temas selecionados pelos futuros participantes.

Considerou-se que a filosofia devia ser que os negócios que os encontros pudessem propiciar, que eram bem-vindos, deviam ocorrer fora do ENBAT. Isto porque as apresentações especializadas (por dar um nome), do ponto de vista do ENBAT, não seriam uma atividade só encarregada de gerar fundos para a realização do evento, mas fundamentalmente atividades para colocar a disponibilidade dos participantes as novas tecnologias e inovações disponíveis no mercado nacional e internacional, as possíveis soluções a problemas gerais, como uma forma de voltar nossas empresas mais competitivas no mercado. Como em troca de sua participação, as empresas produtoras de Tecnologia e Inovações, poderiam terminar obtendo com sua participação razoáveis benefícios financeiros, deveriam contribuir ao ENBAT financeiramente para viabilizar sua realização.


Como voltar-se um Patrocinador

Em relação a uma empresa que esteja interessada em voltar-se um patrocinador, com o sem solicitação de apresentação no ENBAT, FAVOR ler o texto a continuação:

Se sua companhia deseja, ela pode voltar-se um patrocinador do ENBAT. Se sua companhia se volta um patrocinador do ENBAT ela figurará como tal e pode fazer uma apresentação técnica relacionada a seus produtos ou aos conhecimentos que ela considera deter, sempre de um ponto de vista técnico, para discutir com os outros participantes do evento. Isto vai permitir que sua empresa se volte conhecida dos participantes, o que permitirá gerar encontros de contato/negócios fora do encontro, como assinalado acima, e para o qual existirão após a finalização dos trabalhos de cada dia salas especiais.

Para voltar-se patrocinador do ENBAT, deve-se enviar uma carta oficial solicitando informações nesse sentido ao Professor Dr. Carlos V. D´Alkaine, Grupo de Eletroquímica e Polímeros (GEP), Departamento de Química, Universidade Federal de São Carlos; e-mail: dalkaine@ufscar.br assinalando no e-mail os termos “informações sobre possível patrocínio”.

Propostas de Temas:

                                           Propostas de Temas para o XX ENBAT 2017

 

Bruno Hohl (bruno@bateriasjupiter.com.br)

  • 2. Tratamento pirometalúrgico de sucata de baterias de Chumbo Ácido.

Francisco Fábio de Araújo (fabio.araujo@reiforbaterias.com.br)

  • 9. Cura em baterias de Chumbo Ácido.

Lucas Barbieri (lucasbarbieri@bateriasjupiter.com.br)

  • cura em baterias ácido chumbo

Abel Chacón Sanhueza (abelchacon@yahoo.com.br)

  • 20. Ultra capacitores e baterias de Chumbo Ácido.

Gustavo Stapait (laboratorio@nappimetais.com

  • Tratamento pirometalúrgico de sucata de baterias de Chumbo Ácido

Elton Ponce Soares (Elton Ponce Soares)

  • Formação nas baterias de Chumbo Ácido

LUIS NATALINO (laboratorio@sermat.com.ar)

  • 9. Cura em baterias de Chumbo Ácido.

ESTEBAN COMISSO (esteban@sermat.com.ar)

  • 7. Aditivos no material ativo das placas (sem esquecer 4BS na negativa, Pb3O4 na positiva, grafite na negativa).

Gilberto Augusto de Oliveira Brito (gaobrito@gmail.com)

  • Voto no Tema I: baterias de chumbo ácido para stop start.

    Em relação ao tópico 3 (revisão), voto em 4.2 Material ativo positivo e negativo em baterias de chumbo ácido.

Antonio Mandeli Netto (antoniomandeli@gmail.com)

  • 11. Ligas Pb/Ca/Sn e Pb/Ca.

Notícias:

Comunicado Nº1

XX Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido

06-08 de dezembro de 2017

Auditório Bento Prado Junior, UFSCar, Campus de São Carlos,

São Carlos, SP, Brasil

Já estão abertas as inscrições para o XIX ENBAT pelo site http://www.gep.ufscar.br/enbat/formulario-de-inscricao entrando ai na aba “ENBAT”. Lembramos a todos que só receberão os materiais do XX ENBAT aqueles que se inscreverem pelo site e participarem presencialmente do evento. Os materiais serão entregues através de uma mídia física. SEM SUA PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL O ENBAT NÃO PODERÁ SEGUIR EXISTINDO!!!

 XX Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido

1. Temas e apresentações

Estamos iniciando os trabalhos do XX Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido que vai acontecer em São Carlos- SP – Brasil - de 06 a 08 de dezembro no Auditório Bento Prado Junior, já reservado, na UFSCar, Campus de São Carlos.  Neste ano estaremos iniciando os trabalhos com o processo de propostas de novos temas (agregados aos existentes) segundo as novas formas iniciadas no XIX ENBAT seguido, posteriormente, da eleição dos mesmos através de votação no site. Lembrando que sempre podem indicar apresentadores para temas de seu interesse (mesmo de fora do Brasil) se sua empresa financiar sua participação sem que a participação possa implicar nenhum tipo de propaganda como é nossa tradição, sendo que a empresa figurará como patrocinadora. Neste último caso deverão mandar e-mail para o Professor Dr. Carlos V. DÁlkaine (e-mail: dalkaine@ufscar.br).

IMPORTANTE: Sobre propostas de temas a serem votados, para seu tratamento no XX ENBAT ou nos seguintes, temos a informar que continuando a realizar as modificações necessárias para manter vivo o evento nos períodos de dificuldades que vivemos, as propostas devam ser sobre temas gerais que se considere que as empresas necessitam ter conhecimento em seus fundamentos para poder sobreviver nas atuais circunstâncias. Estas justificativas das propostas deverão ser assinaladas no e-mail da proposta, para que os votantes possam avaliar os fundamentos da importância da mesma. Nesse sentido as propostas de temas pelos futuros participantes deverão conter não só o tema geral, mas a razão pela qual se considera que ele deve figurar no XX ENBAT. Estas propostas serão, uma vez organizadas em forma de conjunto, submetidas à votação eletrônica pelos futuros participantes.

2. Temas que ficaram de anteriores ENBATs estruturados para as apresentações

1. Mesa redonda sobre a situação atual da caracterização de baterias de Chumbo Ácido no Brasil.  Responsável Dra Liliane L. M. de Souza a quem deverão dirigir-se para colaborar com essa atividade. e-mail:  laceel701@sp.senai.br.

2. Consideramos que, como se mostrará na abertura do Encontro, o problema do  Stop-Start se mantém cada vez mais vigente e o Encontro deveria continuar com seus temas de ordenamento já tratados no XIX ENBAT:

a)Características das demandas para Stop-Start

b) Modos de falha em baterias para Stop-Start

c) Como deveria ser a bateria para Stop-Start?;

d) Como fabricar essas baterias?

Se propõe, por tanto, que esses temas figurem no “chamado para apresentações” do XX ENBAT que será objeto do próximo comunicado para que quem considere que tem algo a aportar nos temas específicos possa inscrever seu nome e titulo de sua apresentação (a realizar-se dentro das normas já normais dos ENBATs).

3. Outro tema que no Brasil e no mundo não pode ser ignorado, e onde as baterias de Chumbo Ácido deveriam contribuir, é o das baterias para armazenamento de energia de fontes renováveis. Neste sentido consideramos que também deveríamos dar continuação aos trabalhos iniciados durante o XIX ENBAT. Nesse sentido e na mesma linha que no ponto 2 propomos  que definamos como temas de ordenamento das apresentações para o XX ENBAT:

a) Características das demandas para baterias de acumulação de energia de fontes renováveis.

b)  Modos de falhas em baterias para fontes renováveis.

c) Como deveriam ser as baterias para fontes renováveis.

d) Como fabricar essas baterias.

Propõe-se, por tanto, que esses temas figurem no “chamado para apresentações” do XX ENBAT que será objeto do próximo comunicado para que quem considere que tem algo a aportar nos temas específicos possa inscrever seu nome e titulo de sua apresentação (a realizar-se dentro das normas já normais dos ENBATs).

 

4.Envio de outros  temas gerais a serem propostos e justificados segundo solicitude acima para posterior votação eletrônica para adicionar ao XX ENBAT ou os seguintes..

 

3.Sobre as apresentações

Lembramos para que possam ir pensando ao respeito que as apresentações deverão seguir a filosofia aplicada e aprovada no XVIII ENBAT:

a) ficar mais claro o papel de ser cada apresentação um processo de aprendizagem, com a colaboração de todos os participantes do ENBAT e não um seminário ou um congresso técnico ou científico;

b) as apresentações deverão modificar-se de tal forma que se assegure um grande aumento das discussões;

c) deverão tratar de incluir uma formulação precisa das distintas possíveis interpretações dos fatos discutidos;

d) os apresentadores não deverão realisar uma apresentação descompromissada, mas que assuma sua responsabilidade de dar suas “opiniões” sobre os temas em discussão, assinalando outras versões distintas a dele, de existir;

e) as apresentações concretas não poderiam incluir mais de 10 a 20 slides máximo cada, com um tema bem definido vinculado a algum dos temas acordados para discussão. Aquelas que não respeitem este limite deverão ser reduzidas no número de slides para tratar de assegurar uma maior objetividade. No entanto, o apresentador poderá estender-se nas explicações correspondentes sobre os temas quando assim o considere até um máximo de até 1 hora.

Assegurar que estes objetivos sejam atingidos será tarefa do chairman dado que as modificações solicitadas nas apresentações visam um maior aproveitamento por parte dos participantes das apresentações via sua ativa participação.

4. Para possíveis patrocinadores do XX ENBAT

Para aquelas empresas que queiram ser patrocinadoras do XX ENBAT em seus variadas formas desde já podem entrar em contato com o Professor Dr Carlos Ventura D´Alkaine , dalkaine@ufscar.br  (fone: 55-16-3351-8077), horário mais conveniente 11:30 a 12:30 h (ou no laboratório 55-16-33351-8211  em outros horários). Levar em conta que, em caso de ser patrocinadores com   direito a palestras as mesmas devem ser técnicas e, de forma nenhuma, de vendas/marketing, podendo incluir a apresentação da empresa como uma pequena parte. Aquelas Empresas que não desejem fazer apresentações poderão receber um desconto em sua contribuição.

São Carlos, 17 de  Agosto  de  2017.

Comissão Organizadora.

Comunicado Nº 2

XX Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido

6-8 de Dezembro de 2017

Auditório Bento Prado Junior, Campus de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

 

                Como todos sabem estamos praticamente a um mês da realização do XX ENBAT que ocorrerá no Auditório Bento Prado Junior do Campus de São Carlos da Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos, como todos os últimos ENBATS.

                O XX ENBAT terá sua abertura a partir das 9:00h da quarta feira, dia  06 de dezembro de 2017, sendo que o cronograma de todas as atividades figurarão em nosso último comunicado a ser emitido  na semana  que se inicia na segunda feira 27 de Novembro de 2017. Isto tem como objetivo facilitar até o último momento que todos aqueles que considerem que tem algo a aportar possam enviar-nos o titulo de sua apresentação, assinalando o tema geral e o subtema correspondente (ver mais adiante), nos quais suas propostas se encaixam.

                Para isso, informamos os temas fundamentais e subtemas dentro dos quais poderão propor suas apresentações, seguindo nas apresentações a linha e metodologia aplicada no último ENBAT (ver mais adiante):

Tema I. Baterias de Chumbo Ácido para stop start.

Subtemas I (possíveis de indicar para apresentações):

I.1 Demandas para a bateria ou placas positiva e/ou negativa.

I.2 Problemas na utilização das baterias que aparecem frente a essas demandas e quais as razões.

I.3. Como responder, justificando as propostas, a essas demandas em baterias e/ou placas.

Tema II. Baterias de Chumbo Ácido para acumulação de energia em fontes renováveis.

Subtemas II (possíveis de indicar para apresentações):

 II.1 Demandas para a bateria ou placas positiva e/ou negativa.

II.2 Problemas na utilização das baterias que aparecem frente a essas demandas e quais as razões.

II.3. Como responder, justificando as propostas, a essas demandas em baterias e/ou placas.

Tema III. Revisões periódicas, por etapas, em distintos ENBATS (Nova Seção).

Tendo em conta as varias demandas de abrir um espaço para, em sucessivos ENBATs, renovar os conhecimentos colocando em dia os problemas básicos que se encontram na produção e no funcionamento de baterias de Chumbo Ácido, temos decidido abrir um novo espaço onde os novos integrantes da comunidade poderão esclarecer-se e os velhos, revisar  seus conhecimentos e colocá-los em dia.

Para isso foi sugerido que recorrêssemos, em sucessivos ENBATs, todos os temas básicos que foram sucessivamente tratados em ENBATs anteriores, os atualizando, tanto nas respostas como dando maior destaque a  novos ou  velhos problemas de destaque.

Como forma de atuar frente a esta revisão de temas, listaremos os temas tratados ao longo dos anos nos distintos ENBATs e no próximo comunicado se procederá a uma votação via internet para selecionar os 2 primeiros temas a serem tratados no XX ENBAT. Os temas mais votados poderão também serão anunciados para poder ser selecionados também para apresentações.

Na continuidade, durante os sucessivos futuros ENBATs, se completará a listagem na ordem que sejam votados.  Esta primeira votação formará  uma “Listado A”.

Considera-se, por outro lado, que dado o estado de rápida evolução dos problemas de interesse, poderão surgir novos temas de interesse geral. Para ter em conta estes, se estabeleceria um novo listado que também seria, ao chegar a um número razoável, votado. Esta votação conformaria um segundo “Listado B”. Ambas as listas votadas se intercalariam nas apresentações ao longo dos ENBATS no Tema “Revisões periódicas” que passaria sempre a estar presente.

NOTAS AUXILIARES IMPORTANTES:

i) Apresentações (não se aplica para as conferências dos patrocinadores).

As apresentações continuarão nos moldes dos recentes ENBATs: 20 slides máximo por apresentação sobre o subtema ou subtemas selecionados pelo apresentador, podendo também ser um menor numero de slides, mesmo de 1 só, para estimular as participações de quem considere que  tenha algo a dizer sobre o tema por pequena que seja a contribuição.

ii) Desde já, os futuros participantes devem:

a) Inscrever-se imediatamente no XX ENBAT 2017 para poder votar e seguir recebendo as informações pertinentes através de e-mail.

As inscrições sem custo (desde o primeiro comunicado) assim como as votações (quando habilitadas) podem ser feitas na aba correspondente no site www.gep.ufscar.br

b) Manifestar sua opção sobre a listagem dos temas - no site  na aba `Escolha de Temas” quando proximamente  requeridos (próximo comunicado).

c) IMPORTANTE MATERIAIS ENBAT: Para receber os materiais do ENBAT não esquecer que só receberão os materiais aqueles que se tenham inscrito com antecipação via o site. DEVEMOS POUPAR GASTOS INÚTEIS!!

d) Reservar hotel com antecedência em São Carlos, podendo ocorrer que não encontrem lugar se deixarem para a última hora (o fim de ano corresponde ao período de festas de finalização de cursos!! São Carlos possui duas universidades públicas importantes!!)

Para possíveis patrocinadores do XX ENBAT

Para aquelas empresas que queiram ser patrocinadoras do XX ENBAT desde já podem entrar em contato com o Professor Dr. Carlos Ventura D´Alkaine , dalkaine@ufscar.br , sempre levando em conta que as empresas patrocinadoras que queiram apresentar palestras, estas devem ser técnicas, podendo incluir a apresentação da empresa. Assinalamos que as palestras dos patrocinadores são de temas livres, duração de 1 hora, tendo só como limitação que não podem ser de marketing.

Os possíveis patrocinadores deverão pagar sua contribuição ate 20/11/2017 segundo indicações a ser fornecidas pelo Prof. D´Alkaine (dalkaine@ufscar.br; (55) 16-3351-8077 ou 8211).

 

Responsáveis:

 

 Presidente do XX ENBAT: Professor Dr. Carlos V. D’Alkaine (UFSCar)

Chairman das seções do XX ENBAT: Professor Dr. Patrício R. Impinnisi (UFPR);

Secretário Geral do XX ENBAT: Pesquisador Dr. Fabio Plut Fernandes. Fundação Parque Tecnológico ITAIPU-Grupo de P&D em Baterias Industriais.

Comissão Organizadora.


  
Comunicado Nº 3

XX Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido

6-8 de Dezembro de 2017

Auditório Bento Prado Junior, Campus de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

 

Votação para o tópico III do XX ENBAT

Lembrando que tendo recebido várias demandas para abrir um espaço para, em sucessivos ENBATs, renovar os conhecimentos colocando em dia os problemas básicos que se encontram na produção e no funcionamento de baterias de Chumbo Ácido, temos decidido abrir um novo tópico geral onde os novos integrantes da comunidade poderão esclarecer-se e os velhos, revisar  seus conhecimentos e colocá-los em dia, submetemos como prometido a continuação uma listagem dos temas que constituirão a partir de agora a “Lista A” (ver anterior comunicado sobre o problema). Estes temas, classificados segundo o número de votos recebidos, serão apresentados nos  sucessivos ENBATs seguindo essa ordem e na medida do tempo disponível para cada ENBAT para o topico geral “Revisões periódicas, por etapas, em distintos ENBATS”.

Lembramos ainda que para novos temas que possam ser sugeridos se formará uma “Lista B” que, uma vez votada, será apresentada intercalada com os temas da Lista A, no mesmo tópico geral, em futuros ENBATs.

Temas relevantes resgatados para serem voltados nesta oportunidade*:

1. Ligas de Pb/Ca e Pb puro. Sua metalurgia.

2. Tratamento pirometalúrgico de sucata de baterias de Chumbo Ácido.

3. Formação nas baterias de Chumbo Ácido.

4.1 Carga e descarga em baterias de chumbo Ácido.

4.2 Material ativo positivo e negativo em baterias de Chumbo Ácido.

5. Recombinação de oxigênio em baterias seladas.

6. Tipos de Baterias: SLI, tracionárias, de acumulação de energia, stand–by, para descargas periódicas.

7. Aditivos no material ativo das placas (sem esquecer 4BS na negativa, Pb3O4 na positiva, grafite na negativa).

8. Placas empastadas. Placas tubulares. Funcionamento.

9. Cura em baterias de Chumbo Ácido.

10. Pasta e empaste em baterias de Chumbo Ácido.

11. Ligas Pb/Ca/Sn e Pb/Ca.

12. Ligas Pb-baixo Sb.

13. Aceitação de carga em baterias e em placas positivas ou negativas.

14. Vida útil em ciclagem de baterias e placas.

15. Vida útil em baterias de Chumbo Ácido em flotação.

16. Perda de capacidade de placas positivas e/ou negativas.

17. Balanço de matéria em Baterias de Chumbo Ácido.

18. Regras para sistemas de controle em baterias de Chumbo Ácido (management).

19. Separadores (tradicionais, PE, fibra de vidro, AGM, etc.).

20. Ultra capacitores e baterias de Chumbo Ácido.

* se tratou de descrever os temas de forma ampla para que cada um possa imaginar seu conteúdo de acordo com seus interesses. Isto ocorrerá não só durante a votação, mas durante a contribuição com apresentações de aqueles que assim desejem fazê-lo.

Lembremos que todas as apresentações para estes temas deverão ser dirigidas ao tema selecionado e especificar em seu titulo o aspectos que serão tratados. Estas apresentações seguirão as normas que valem para todas as apresentações nos ENBATs (não para as conferências dos patrocinadores). Resumo das normas: de 1 a 20 slides máximo, máximo de 1 hora de apresentação pudendo ser o tempo muito menor, titulo concreto especificando o tema e, no resumo (de máximo 5 linhas), o objetivo da apresentação que será lido antes da apresentação.

Data máximo de envio de titulo e resumo de 5 linhas máximo de apresentações com nome do apresentador:até uma semana antes do XX ENBAT (ver data máxima embaixo) terminando no dia 01/12/2017 (sexta feira).

Votação: período até 18/11/2017 (sábado). Forma de votação: entrar no site do GEP (www.gep.ufscar.br) onde deverá buscar a aba do ENBAT e dentro dela “propostas de temas” onde deverá fornecer seu e-mail, seu nome completo, sua empresa e o nome do tema pelo qual vota. Cada futuro participante já inscrito poderá votar só por um (1) tema.

Futuro Comunicado Nº4  terá os resultados da votação, portanto, possibilitará desde esse momento o envio de títulos e resumos das apresentações que deseje fazer para o site do GEP onde deverá clicar na aba do  ENBAT e enviando por e-mail com o titulo de sua apresentação (ou apresentações), nome completo do apresentador, um resumo máximo 5 linhas e o item no qual considera que deve apresenta-lo de todos os itens assinalados no comunicado Nº 2 e dos primeiros temas da Lista A: terminando no dia 01/12/2017 (sexta feira).

Note-se que os possíveis apresentadores já disporão de todos os possíveis temas a partir deste comunicado e poderão pensar sobre suas apresentações, pelo menos seus títulos e conteúdos possíveis (resumo 5 linhas).

Comissão Organizadora

NOTA: Somos só um conjunto de VOLUNTÁRIOS que ajudam a organizar. Em vez de criticar, o que seguramente deveria ser criticado, COLABORE LENDO OS COMUNICADOS E SEGUINDO-OS!!! Assim não eliminaremos os erros, que  poderá criticar na reunião especifica do XX ENBAT para isto, mas facilitará que façamos o ENBAT, mesmo com erros humanos e circunstanciais, E TODOS NOS DESENVOLVEREMOS.

São Carlos, UFSCar, 08/11/2017.

Comunicado Nº 4

XX Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido

6-8 de Dezembro de 2017

Auditório Bento Prado Junior, Campus de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

 

Como todos sabem estamos praticamente a alguns dias da realização do XX ENBAT que ocorrerá no Auditório Bento Prado Junior do Campus de São Carlos da Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos, como todos os últimos ENBATS. Não esquecer fazer suas inscrições para poder ter acesso aos materiais e receber posteriormente por internet, após inscrição pessoal ao efeito durante o ENBAT, as apresentações.

            O XX ENBAT terá sua abertura a partir das 9:00h da quarta feira (com entrega dos materiais a partir das 8:00 h), dia  06 de dezembro de 2017, sendo que o cronograma de todas as atividades figurarão em nosso último comunicado a ser emitido  na semana  que se inicia na segunda feira 04 de Dezembro de 2017. Isto tem como objetivo facilitar até o último momento que todos aqueles que considerem que tem algo a aportar possam enviar-nos o titulo de sua apresentação, assinalando o tema geral e o subtema correspondente (ver mais adiante), nos quais suas propostas se encaixam.

Notas importantes a ter em conta:

1. Temas de revisão: Os dois temas selecionados na votação para ser tratados no XX ENBAT foram:

a) Cura.

b) Processos piro metalúrgicos.

Eles serão tratados dentro do Tema III. Revisões periódicas, por etapas.

2. Apresentações (não se aplica para as conferências dos patrocinadores) (do not apply to sponsor conferences).

As apresentações continuarão nos moldes dos recentes ENBATs: 20 slides máximo por apresentação sobre o subtema ou subtemas selecionados pelo apresentador, podendo também ser um menor numero de slides, até 1 só. Objetivo: estimular as participações de quem considere que  tenha algo a dizer sobre o tema por pequena que seja a contribuição. Cada subtema pode conter varias apresentações de um mesmo apresentador, sobre distintos problemas do subtema.

Para assegurar sua apresentação ou apresentações enviar ao site www.gep.ufscar.br na aba ENBAT, tópico (propostas de temas). Isto deverá ser feito para cada apresentação incluindo: Nome apresentador ou apresentadores; Titulo apresentação; seção onde quer apresentar a apresentação correspondente a esse titulo, assinalando Tema e subtema abaixo recordados.

3. Conferências dos patrocinadores:

Para as conferências dos patrocinadores eles poderão (se se quer que figure no programa do evento) enviar: apresentador ou apresentadores e Titulo da conferência;esses materiais deverão ser enviados por e-mail ao professor Carlos V. D´Alkaine (dalkaine@ufscar.br).

For sponsors' conferences, they can (if they like to appear in the program of the event) send: speaker or speakers, Company and Conference title. These materials should be sent by e-mail to Professor Carlos V. D'Alkaine (dalkaine @ ufscar. br).  

4. Temas e subtemas:

Tema I. Baterias de Chumbo Ácido para stop start.

Subtemas  (possíveis de indicar para apresentações):

I.1 Demandas para a bateria ou placas positiva e/ou negativa.

I.2 Problemas na utilização das baterias que aparecem frente a essas demandas e quais as razões.

I.3. Como responder, justificando as propostas, a essas demandas em baterias e/ou placas.

Tema II. Baterias de Chumbo Ácido para acumulação de energia em fontes renováveis.

Subtemas (possíveis de indicar para apresentações):

 II.1 Demandas para a bateria ou placas positiva e/ou negativa.

II.2 Problemas na utilização das baterias que aparecem frente a essas demandas e quais as razões.

II.3. Como responder, justificando as propostas, a essas demandas em baterias e/ou placas.

Tema III. Revisões periódicas.

Subtemas (Possíveis de indicar para apresentações)

III.1   Cura.

III.2   Processos piro metalúrgicos.

 

Comissão Organizadora

São Carlos 25 de Novembro de 2017.