Você está aqui: Página Inicial / ENBAT / Filosofia

Filosofia

Desde o começo a filosofia do ENBAT foi ser um encontro não de apresentação de trabalhos, mas de apresentação de temas de interesse da comunidade dos “homens das baterias” para seu desenvolvimento profissional. Nesse sentido a participação no evento não implica nenhum pagamento, mas a pertença a essa comunidade pelos trabalhos que se realizam na produção de baterias de Chumbo Ácido, na atividade de Consultoria para a produção, no funcionamento do produto etc., ficando a responsabilidade de decidir sobre a pertença ou não a essa comunidade ao próprio conjunto de participantes.

 A atitude da participação não ser paga assegura também que as empresas possam mandar todos seus técnicos, não reduzindo o número de participantes por problemas de custo, sendo que o ENBAT incentiva a participação, mais que de alguns técnicos de uma empresa, de todos os técnicos e gerentes técnicos, para que o ENBAT se constitua em um verdadeiro centro de discussões sobre a produção e sobre o produto da indústria de baterias de Chumbo Ácido.

 Por outro lado, a falta de pagamento ao mesmo tempo que o atestado de participação (que segue regras clássicas fixas de percentagem de participação), permitem romper com o suposto paradigma de que o ENBAT é um congresso ou reunião a mais. Ele não o é por múltiplas razões, mas entre elas, está o fato de que suas atividades buscam incorporar os novos conhecimentos, tecnologias e inovações à atividade diária dos técnicos da área. Isso se faz, em primeiro lugar, através de um mecanismo participativo para a seleção dos temas das apresentações.

 Os próprios participantes pelo mecanismo supracitado primeiro propõem e logo selecionam os temas que consideram de interesse, ficando com os organizadores a responsabilidade de buscar quem serão os responsáveis pelas apresentações dentro da própria comunidade ou internacionalmente, devendo ter em conta a possibilidade de apresentações de novas tecnologias e inovações via conseguir a participação de empresas produtoras das mesmas. Isso se realiza solicitando a participação de todas àquelas empresas produtoras que propuseram algum tema que consideraram de relevância para o desenvolvimento da área.

 Outro importante diferencial do evento, é que as apresentações podem ser interrompidas pelos participantes, sob a direção de um Coordenador de sessão, com o objetivo de que toda apresentação seja realmente incorporada ao cabedal de conhecimentos dos participantes.

Neste sentido é que é filosofia do ENBAT, para que não seja nunca utilizado por poderes econômicos poderosos, que, na organização do ENBAT, os profissionais de Universidades e Centros de P&D que publicam na área sejam sempre convidados a participar sem limitações e constituam a parte fundamental do grupo organizador, sempre submetidos às críticas da comunidade dos “homens das baterias”, pois em cada encontro sempre se deve dedicar uma de suas sessões a uma discussão aberta com a participação de todos para avaliar o andamento do ENBAT e seus encaminhamentos futuros.