Você está aqui: Página Inicial / ENBAT / História

História

Historicamente o primeiro Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido - ENBAT teve lugar na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, como parte das atividades da “Escola de Inverno em Físico Química e Química Analítica” do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos - DQ-UFSCar no ano de 1998.

O evento foi criado e organizado pelo Professor Carlos V. D´Alkaine e seus colaboradores como uma das atividades do Grupo de Eletroquímica e Polímeros - GEP dessa Instituição, e parte da linha de pesquisa do Professor sobre Gestão Tecnológica. No primeiro ENBAT participaram 15 pessoas,mas esse número tem crescido grandemente, dependendo da situações economicas. Participam nele somente todo tipo de pessoal técnico que trabalha na área. Os últimos ENBAT tem extendido sua área de atuação contando com a presença de técnicos de empresas do Peru, da Bolívia, da Argentina, da Colômbia, etc.

Para se ter uma ideia numérica assinalemos que no III Encontro, no ano 2000, participaram 35 técnicos de 12 empresas, e no ano 2010, no XIII Encontro, as participações chegaram a 200 técnicos pertencentes a 100 empresas. Deve-se assinalar que a relação do ENBAT é com os técnicos e não necessariamente com as empresas. Com isso se busca mostrar que o ENBAT é um lugar para o crescimento da área, incluindo técnicos e empresas, através do crescimento dos profissionais que atuam na área.

Após o primeiro ENBAT na UFSCar, tendo em conta a contribuição do Instituto para o Desenvolvimento, LACTEC, de Curitiba, e seu Laboratório de Baterias,  sucessivos ENBAT (do II ao XIV) foram realizados em Curitiba (PR). Dentro dessa colaboração, houve particular gerenciamento do Professor Dr. Patrício R. Impinnisi juntamente com alguns colaboradores. Isso também obedeceu ao fato de que as instituições de P&D são vistas pelas empresas, em geral, como “mais próximas” da indústria, como é lógico que o sejam. No entanto, mudanças na filosofia do LACTEC e, por outro lado, a consolidação do ENBAT, o qual se considerou que já não necessitava de uma instituição hospedeira que ajudasse a mantê-lo, fizeram com que o ENBAT, a partir do XV ENBAT, voltasse à UFSCar e passasse novamente a ser organizado com a colaboração do Grupo de Eletroquímica e Polímeros dessa instituição, na pessoa do Professor Dr Carlos V. D´Alkaine, seu idealizador original e seus colaboradores.

Por outro lado, a evolução do ENBAT tem incluído contínuas modificações para poder atingir o objetivo do aperfeiçoamento dos profissionais de uma área sempre em evolução, com profissionais sempre em crescimento. Esta continua evolução tem gerado nós organizadores grandes conhecimentos de como atingir os objetivos propostos, sendo um deles a necessidade de uma estrutura flexível para os ENBATs que permita enfrentar um mundo em rápida transformações. Como exemplo de novos conhecimentos assinalaríamos a importância de que o ENBAT sempre permaneça ao nível de sua comissão organizadora dentro do âmbito de '"Professores de Universidades Públicas" (tendo a possibilidade de outros componentes) com o objetivo de que as interferências burocráticas, necessárias, sejam as minimas. Esta política servirá também para incentivar ao mundo acadêmico para que se interessar em orientar suas pesquisas na direção dos problemas encontrados nas Baterias Chumbo Acido. Estes problemas, muitas vezes, são considerados pelos acadêmicos como não interessantes por imaginar-los erradamente problemas já resolvidos ou de pouco conteúdo científico.

Como um  documento demostrativo do  ENBAT colocamos abaixo uma foto dos participantes do VIII ENBAT (Curitiba, 2005).

VIII ENBAT Curitiba 2005.jpg