Você está aqui: Página Inicial / ENBAT / Edições Anteriores / XVIII ENBAT - 2015

XVIII ENBAT - 2015

Apresentação:

 

Equipe:

Coordenador: Professor Carlos V. D`Alkaine.

Coordenador de Seções: Professor Patricio Rodolfo Impinnisi.

Vice-Coordenadores: Dr. Fábio Plut Fernandes.

 Outros colaboradores: Dra. Liliane de Souza, Professor Gilberto Augusto de Oliveira Brito, MsC.  Andrew Correia Lacerda Pitoli, MsC Adalberto Teógenes Tavares Júnior, MsC Giovani Luiz Crespan e MsC. Heverson Renan de Freitas.

Secretário Administrativo: Carlos Ignácio.

Telefones: 55 - 16 - 3351-8211.

E-mail: enbatsaocarlos@ufscar.br.


Cronograma:

O XVIII ENBAT se iniciará as 8:30h do dia 02 de dezembro com 8 h de trabalhos por dia, até as 18:00h do dia 04/12.

 Programação:

Temas em discussão sequencial:

1. O porque da tecnologia start-stop.

2. Quais seriam as demandas da tecnologia start-stop sobre as baterias?

3. Como deveria ser a bateria para responder a essas demandas?

4. Quais as modificações de processos e/ou equipamentos para fabricar essas baterias?

5. Discussão final e conclusões possíveis.

Os temas serão precedidos por duas apresentações: uma de Jayme Gusmão como introdução aos temas stop-start e outra de Liliane M. M. de Souza comparando os testes demandados pelas novas baterias com os testes tradicionais.

Conferências dos patrocinadores:

Alguns de nossos patrocinadores na manha do 03/12/15 (quinta feira) apresentarão as seguintes Conferencias:

1. Alexandre Carmello. “Negro de Fumo para  baterias de Chumbo Ácido /Híbridas”, CABOT Corporation.

2. Greg Humphrey. “Desenvolvimento de Separadores de Alta Durabilidade”, ENTEK.     

3. Jayme Gusmão. “Avaliação do Efeito do Dynagrid NG na Durabilidade da Bateria”, GLATFELTER.

 

Filosofia:

Desde o começo a filosofia do ENBAT foi ser um encontro não de apresentação de trabalhos, mas de apresentação de temas de interesse da comunidade dos “homens das baterias” para seu desenvolvimento profissional. Nesse sentido a participação no evento não implica nenhum pagamento, mas a pertença a essa comunidade pelos trabalhos que se realizam na produção de baterias de Chumbo Ácido, na atividade de Consultoria para a produção, no funcionamento do produto etc., ficando a responsabilidade de decidir sobre a pertença ou não a essa comunidade ao próprio conjunto de participantes.

 A atitude da participação não ser paga assegura também que as empresas possam mandar todos seus técnicos, não reduzindo o número de participantes por problemas de custo, sendo que o ENBAT incentiva a participação, mais que de alguns técnicos de uma empresa, de todos os técnicos e gerentes técnicos, para que o ENBAT se constitua em um verdadeiro centro de discussões sobre a produção e sobre o produto da indústria de baterias de Chumbo Ácido.

 Por outro lado, a falta de pagamento ao mesmo tempo que o atestado de participação (que segue regras clássicas fixas de percentagem de participação), permitem romper com o suposto paradigma de que o ENBAT é um congresso ou reunião a mais. Ele não o é por múltiplas razões, mas entre elas, está o fato de que suas atividades buscam incorporar os novos conhecimentos, tecnologias e inovações à atividade diária dos técnicos da área. Isso se faz, em primeiro lugar, através de um mecanismo participativo para a seleção dos temas das apresentações.

 Os próprios participantes pelo mecanismo supracitado primeiro propõem e logo selecionam os temas que consideram de interesse, ficando com os organizadores a responsabilidade de buscar quem serão os responsáveis pelas apresentações dentro da própria comunidade ou internacionalmente, devendo ter em conta a possibilidade de apresentações de novas tecnologias e inovações via conseguir a participação de empresas produtoras das mesmas. Isso se realiza solicitando a participação de todas àquelas empresas produtoras que propuseram algum tema que consideraram de relevância para o desenvolvimento da área.

 Outro importante diferencial do evento, é que as apresentações podem ser interrompidas pelos participantes, sob a direção de um Coordenador de sessão, com o objetivo de que toda apresentação seja realmente incorporada ao cabedal de conhecimentos dos participantes.

Neste sentido é que é filosofia do ENBAT, para que não seja nunca utilizado por poderes econômicos poderosos, que, na organização do ENBAT, os profissionais de Universidades e Centros de P&D que publicam na área sejam sempre convidados a participar sem limitações e constituam a parte fundamental do grupo organizador, sempre submetidos às críticas da comunidade dos “homens das baterias”, pois em cada encontro sempre se deve dedicar uma de suas sessões a uma discussão aberta com a participação de todos para avaliar o andamento do ENBAT e seus encaminhamentos futuros.


Financiamento/Patrocinadores:

O interesse despertado e aumento dos participantes e empresas viabilizou uma das formas atuais de financiamento do ENBAT e necessária pelo crescimento do ENBAT em acordo com sua filosofia. Dado que no ENBAT se reúnem praticamente todos os técnicos das empresas produtoras de baterias de Chumbo Ácido, ele se constitui em um encontro onde se podem contactar todos os técnicos trabalhando na área, e nesse sentido dá lugar a um verdadeiro mercado onde as firmas interessadas em vender equipamentos, inovações, às empresas produtoras de baterias podem contactar os técnicos para oferecer suas tecnologias e inovações. Neste sentido a organização do ENBAT começo a convidar as empresas nacionais e internacionais geradoras de Tecnologia e Inovações na área para participar no ENBAT como patrocinadores, quando desejarem fazendo apresentações técnicas dos fundamentos científico tecnológicos de seus produtos ou seus conhecimentos, dentro da filosofia que o ENBAT é uma encontro de técnicos para seu mutuo desenvolvimento e que as apresentações devem ser técnicas para o desenvolvimento dos participantes e nunca de marketing. Dentro desse espírito também se começo a convidar a empresas nacionais que estivessem interessadas em contribuir com um apresentador para tratar dos temas selecionados pelos futuros participantes.

Considerou-se que a filosofia devia ser que os negócios que os encontros pudessem propiciar, que eram bem-vindos, deviam ocorrer fora do ENBAT. Isto porque as apresentações especializadas (por dar um nome), do ponto de vista do ENBAT, não seriam uma atividade só encarregada de gerar fundos para a realização do evento, mas fundamentalmente atividades para colocar a disponibilidade dos participantes as novas tecnologias e inovações disponíveis no mercado nacional e internacional, as possíveis soluções a problemas gerais, como uma forma de voltar nossas empresas mais competitivas no mercado. Como em troca de sua participação, as empresas produtoras de Tecnologia e Inovações, poderiam terminar obtendo com sua participação razoáveis benefícios financeiros, deveriam contribuir ao ENBAT financeiramente para viabilizar sua realização.


Como voltar-se um Patrocinador

Em relação a uma empresa que esteja interessada em voltar-se um patrocinador, com o sem solicitação de apresentação no ENBAT, FAVOR ler o texto a continuação:

Se sua companhia deseja, ela pode voltar-se um patrocinador do ENBAT. Se sua companhia se volta um patrocinador do ENBAT ela figurará como tal e pode fazer uma apresentação técnica relacionada a seus produtos ou aos conhecimentos que ela considera deter, sempre de um ponto de vista técnico, para discutir com os outros participantes do evento. Isto vai permitir que sua empresa se volte conhecida dos participantes, o que permitirá gerar encontros de contato/negócios fora do encontro, como assinalado acima, e para o qual existirão após a finalização dos trabalhos de cada dia salas especiais.

Para voltar-se patrocinador do ENBAT, deve-se enviar uma carta oficial solicitando informações nesse sentido ao Professor Dr. Carlos V. D´Alkaine, Grupo de Eletroquímica e Polímeros (GEP), Departamento de Química, Universidade Federal de São Carlos; e-mail: dalkaine@ufscar.br assinalando no e-mail os termos “informações sobre possível patrocínio”.

 

Participação/Inscrição

 

Propostas de Temas:


PROPOSTAS – XVIII ENBAT 2015

Melchor Fernandez Garcia 

Proposta 1 - "Corrosión y crecimiento de aleaciones". Se estudia el comportamiento de distintas aleaciones Pb-Ca y Pb-Sb en cuanto a crecimiento y corrosión en función de temperatura y otras variables-.

Proposta 2 - "Fenómenos de pasivación en placas positivas y negativas".

Abel Chacón Sanhueza 

Proposta 1 - Baterias para carros elétricos.

Proposta 2 - Métodos alternativos de produção de chumbo.

Joice 

Proposta 1 - Não sei se é um tema interessante para vocês que estão há anos na área, mas temos dificuldade com sobrecarga nas baterias instaladas em caminhões eletrônicos. Notamos que a maioria das baterias que retornam dentro do prazo de 12 meses estão queimadas devido a sobrecarga nesse tipo de veículo, consequência da não reposição de eletrólito.

Proposta 2 - Se puder ser discutido também com os fabricantes de placas se há notória diferença de durabilidade entre as baterias montadas com placas de selênio e placas de cálcio, pois ouvi que as baterias montadas com placas de cálcio tendem a secar menos que as montadas com placa de selênio. Qual é a proporção dessa diferença em termos de evaporação?

 

Notícias:


 

Comunicado 1

XVIII Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido

02-04 de dezembro de 2015

Auditório Bento Prado Junior, São Carlos, SP, Brasil

Já estão abertas as inscrições para o XVIII ENBAT pelo site www.gep.ufscar.br. Lembramos a todos que só receberão os materiais do XVIII ENBAT aqueles que se inscreverem pelo site e participarem presencialmente do evento. Os materiais serão entregues através de uma mídia física. SEM SUA PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL O ENBAT NÃO PODERÁ SEGUIR EXISTINDO!!!

1-XVIII Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido

Temas e apresentações

Estamos iniciando os trabalhos do XVIII Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido que vai acontecer em São Carlos- SP – Brasil - de 02 a 04 de dezembro no Auditório Bento Prado Junior, já reservado, na UFSCar.  Neste ano proximamente estaremos iniciando os trabalhos com o processo de propostas dos temas seguida, posteriormente, da eleição dos mesmos através de votação no site. Abaixo vão os temas que ficaram da reunião do XVII ENBAT. Podem indicar apresentadores para temas (mesmo de fora do Brasil) se colaboram conseguindo financiamento para isso por parte de suas empresas que figurarão como patrocinadoras. Nesse caso deverão mandar nesse sentido e-mail para o Professor Dr. Carlos V. DÁlkaine (e-mail: dalkaine@ufscar.br).

Temas que ficaram do XVII ENBAT

1. Mesa redonda: continuação da mesa redonda sobre os processos de certificação do XVII ENBAT. Responsável Dra Liliane L. M. de Souza a quem deverão dirigir-se para colaborar com essa parte das atividades. e-mail: laceel701@sp.senai.br

2. Estratificação do ácido sulfúrico e suas consequências nas baterias de chumbo ácido  ventiladas e VRLA.

3. Mecanismos de difusão de oxigênio em descargas em altas correntes em Baterias VRLA.

4. Sistemas de controle e gestão (management) de baterias de Chumbo.

 

Possíveis patrocinadores do XVIII ENBAT

Para aquelas empresas que queiram ser patrocinadoras do XVIII ENBAT desde já podem entrar em contato com o Professor Dr Carlos Ventura D´Alkaine , dalkaine@ufscar.br, sempre levando em conta que as palestras das empresas patrocinadoras devem ser técnicas e, de forma nenhuma, de vendas/marketing, podendo incluir a apresentação da empresa. Aquelas empresas que não desejem fazer apresentações poderão receber um desconto em sua contribuição.

São Carlos, 27 de Março de  2015.

Comissão Organizadora.

 

Comunicado 2

XVIII Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido

02-04 de dezembro de 2015

Auditório Bento Prado Junior, Universidade Federal de São Carlos, Campus de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

 

Chamado para propostas de temas para que se considere sejam tratados no XVIII ENBAT

            Pelo presente comunicado vimos a convidar a todos os futuros possíveis participantes da comunidade Brasileira e da América Latina de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido a que, como é tradicional, enviem propostas de temas a serem posteriormente votadas para a seleção final do conjunto de temas que conformarão as “apresentações” e “mesas redondas” que constituirão o conteúdo do XVIII ENBAT.

            Este envio de temas, a titulo pessoal dos futuros participantes, poderá ser efetuado via o site do XVIII ENBAT, após sua inscrição nesse mesmo site nas abas correspondentes.  A aba pode ser acessada no site do Grupo de Eletroquímica e Polímeros da UFSCar (GEP)  www.gep.ufscar.br. Neste site você encontrará uma aba denominada ENBAT onde poderá fazer sua inscrição e sua proposta de temas que deve levar seu nome para que possamos saber quantos futuros participantes propuseram um mesmo tema, aproximadamente, e, por tanto, nos esforcemos para assegurar que eles tenham apresentador.

            Lembramos que para a inscrição e para sua participação você não deverá fazer nenhuma contribuição, mas deverá fazer sua inscrição adiantada para que possamos ter ideia do número de participantes que deveremos esperar.

            O período para a proposta de tema será desde 20 de abril ao 25 de maio de 2015 para que assim possamos organizar o material das propostas e, a partir de Junho até Agosto, organizar a votação dos temas propostos. No período de Setembro até mediados de Novembro se buscarão apresentadores para os mesmos.

São Carlos, 20 de Abril de 2015.

Comissão Organizadora.

 

Comunicado 3

XVIII Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido

02-04 de dezembro de 2015

Auditório Bento Prado Junior, Universidade Federal de São Carlos, Campus de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

 

Extensão do Chamado para propostas de temas para que se considere sejam tratados no XVIII ENBAT

            Pelo presente comunicado vimos a convidar UMA VEZ MAIS a todos os futuros possíveis participantes da comunidade Brasileira e da América Latina de  Produtores de Chumbo Ácido a que, como é tradicional  enviem propostas de temas a serem posteriormente votadas para a seleção final do conjunto de temas que conformem as “apresentações” e “mesas redondas” que constituirão o conteúdo do XVIII ENBAT. Esta extensão do período de apresentação de propostas se deve ao fato de que temos recebido poucas e não gostaríamos que alguém fique sem apresentar as suas. Em caso que não apareçam novos temas, nos propomos a selecionar por nossa conta alguns a mais considerando aqueles que nos pareçam os mais apropriados para contribuir à evolução do ENBAT.

            Este envio, a titulo pessoal dos futuros participantes, poderá ser efetuado via o site do XVIII ENBAT,  após sua inscrição nesse mesmo site nas abas correspondentes. O site pode ser acessado no site do Grupo de Eletroquímica e Polímeros da UFSCar (GEP)  www.gep.ufscar.br. Neste site você encontrará uma aba denominada XVIII ENBAT onde poderá fazer sua inscrição e suas propostas de temas que deve levar seu nome para que possamos saber quantos futuros participantes propuseram um mesmo tema aproximadamente e, por tanto, nos esforcemos para assegurar que ele tenha apresentador.

            Lembramos que para a inscrição e para sua participação você não deverá fazer nenhuma contribuição, mas deverá fazer sua inscrição adiantada para que possamos ter ideia do número de participantes que deveremos esperar.

            O NOVO período para a proposta de tema termina o dia 30 de Junho de 2015 para que assim possamos organizar o material das propostas e a partir de Julho até Agosto organizar a votação dos temas propostos, pudendo dispor do período de Setembro até mediados de Novembro para buscar apresentadores para os mesmos.

São Carlos, 03 de Junho de 2015

Comissão Organizadora.

 

Comunicado Nº 4

Conteúdo do XVIII ENBAT

Favor ler com atenção

Introdução

Frente à situação que está vivendo o país, em especial a situação econômica nacional e mundial, estamos sendo cuidadosos na organização do XVIII ENBAT. Temos buscado que em nossos encontros se consolide o aporte de conhecimentos úteis aos participantes que os incentivem, nas difíceis circunstâncias atuais, a continuar a participar destes encontros. Isto nos assegurará assim a transitar exitosamente por estes futuros anos de crise. Atualmente, já temos inscritos 60 participantes. Tudo isto nos tem impelido a planejar o XVIII ENBAT para assegurar, mesmo nas atuais condições, seu crescimento e a continuação de sua consolidação como um evento que aporta conhecimentos e problemáticas tecnológicas úteis para o desenvolvimento da carreira dos participantes, junto agora com as novas oportunidades que oferece a FENIBAT.

Conteúdo

As épocas de crises são também, quando enfrentadas com imaginação e pensamento estratégico, épocas que podem ser também de grande fortalecimento de qualquer projeto bem pensado que saiba qual deve ser seu aporte ao conjunto de pessoas as quais se dirige.

Foi nesse sentido que temos planejado o XVIII ENBAT focalizando-o no problema de enfrentar, do ponto de vista das baterias chumbo-ácido, a tecnologia associada ao sistema stop-start que já está sendo incorporado como sistema nos automóveis. Para isso, em sucessivas seções serão tratados os seguintes temas:

 

a) Os porquês da incorporação da tecnologia stop/start. As razões de sua importância estratégica para as empresas no mundo e no Brasil, mesmo nas condições da crise atual;

b) Quais seriam as “demandas” que o uso da tecnologia stop-start colocaria sobre as baterias a serem utilizadas;

c) Como essas demandas podem ser enfrentadas pelas baterias a serem produzidas? Quais as características que essas baterias deverão ter?

d) Como essas características poderiam ser produzidas a partir de pequenas modificações das linhas atuais de produção?

Consideramos que com esta formatação do XVIII ENBAT, 2015, estaremos nos encaminhando para a consolidação deste encontro. Isto não significa que nos futuros ENBATs continuemos  ou não com esta formatação, devendo isto  ser decidido segundo a discussão tradicional a ser realizada na seção de avaliação do XVIII ENBAT.

Em função do acima analisado é que as propostas já apresentadas de temas específicos para o XVIII ENBAT passarão a ser parte de propostas de apresentações em futuros ENBATs, uma vez que tenhamos comprovado que temos conseguido continuar a crescer nas difíceis atuais circunstâncias ou que elas tenham desaparecido.

Diante do acima exposto convidamos a colaboração de todos aqueles que considerem que têm algo a aportar em cada um dos quatro temas acima citados, não comprometidos pelo sigilo industrial, para que se proponham por e-mail a participar ativamente nas discussões de qualquer um dos quatro temas acima assinalados, ou de todos, os quais formarão o conteúdo do XVIII ENBAT e seu CD, além das tradicionais conferências.

Para ajudar suas análises sobre a possibilidade de suas participações com contribuições, descrevemos como estamos considerando desenvolver o tratamento das discussões dos 4 temas citados acima.

1)      Em cada tema existiriam algumas apresentações iniciais de até 30 minutos ou menos que deverão ser propostas antecipadamente, via e-mail, pelos participantes que queiram fazê-las.  Elas devem mostrar como o APRESENTADOR vê o tema e não somente mostrar dados da literatura;

2)      Em continuação se abriria em cada tema uma ampla discussão sobre o tema com participação da plateia e apresentações bem curtas. Esta forma de tratar os temas poderia variar de acordo com o número de apresentadores que considerem que têm material a contribuir. A ideia é dedicar a cada tema algo em torno de um mínimo de 4 horas de discussão, incluídas as apresentações.

3)      As discussões seriam dirigidas por um moderador que deverá fundamentalmente assegurar que as intervenções se mantenham dentro do tema  específico em tratamento, para que não ocorra mistura de temas.

Favor desde agora aqueles que considerem que têm algo para contribuir ou  comentar (tempo médio de comentário de até 30 minutos ou de poucos minutos) sobre qualquer dos distintos temas acima comentados deverá enviar sob o titulo “Participação nas discussões”: seu nome, em quais temas gostaria de intervir e se suas intervenções serão de ate 30 minutos ou de  só poucos minutos a enbatsaocarlos@ufscar.br, para que possamos ir organizando as seções.

Exemplo do que deve ser enviado para garantir intervenção considerando que os tempos são estimativas e que existirão intervenções que não terão sido anunciadas.

Nome do autor

1er tema : intervenções, 1 de 30´e 4 de 10´.

2do tema: intervenções,  1 de 30´, 2 de 5´e 1 de   10´.

3er tema: intervenções 1 de 15´e 5 de 10´.

4to tema: intervenções 1 de 30´e 3 de 10´.

Aqueles que desejam que suas intervenções estejam disponíveis no CD no XVIII ENBAT deverão enviar suas apresentações de poucos minutos ou até 30 minutos na forma de pdf. Até segunda- feira, 30/11/2015. O pdf deverá conter seu título e o tema a qual está dedicado.

 

Comissão Organizadora.

 

Comunicado 5

XVIII Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido

2-4 de dezembro de 2015

Auditório Bento Prado Junior, Campus de São Carlos,

São Carlos, SP, Brasil.

Programa, apresentações, conferências e dados de importância

1- Faltam poucos dias- ATÉ 24-11-2015 – quando encerram  as inscrições pela internet no XVIII ENBAT para ter direito a pasta. Para isso os futuros participantes devem: 

a) Inscrever-se imediatamente no XVIII ENBAT 2015: www.gep.ufscar.br (se não o fizerem não poderemos garantir algum dos materiais, crachá (para poder participar) e CD´s para eles!!!)

b) Ter reservado hotel com antecedência em São Carlos, podendo ocorrer que não encontrem lugar se deixarem para a última hora (o fim de ano corresponde ao período de festas de finalização de cursos!! E São Carlos possui duas universidades públicas importantes!!). 

Lista dos Hotéis de São Carlos está no link do site do GEP, podem pedir descontos para eventos na UFSCar.

 

2-   Os apresentadores poderão disponibilizar os títulos  apresentados com seus textos curtos por extenso, argumentados, para os participantes, que os receberão em CD  ao final do evento (sempre que tenham participado nele). Isto permitirá o uso dos materiais técnicos/científicos  do XVIII ENBAT. Prazo para entrega por parte dos que queiram figurar como apresentadores dos textos curtos: 30-11-15 impreterivelmente. Isso não quer dizer que quem queira fazer uma apresentação curta sem enviar previamente seu texto não posa fazê-lo, não próprio evento, na seção correspondente.

 

3- Horários do XVIII ENBAT:

O XVIII ENBAT se iniciará as 8:30h do dia 02 de dezembro com 8 h de trabalhos por dia, até as 18:00h do dia 04/12.

 Programação:

Temas em discussão sequencial:

1. O porque da tecnologia start-stop.

2. Quais seriam as demandas da tecnologia start-stop sobre as baterias?

3. Como deveria ser a bateria para responder a essas demandas?

4. Quais as modificações de processos e/ou equipamentos para fabricar essas baterias?

5. Discussão final e conclusões possíveis.

Os temas serão precedidos por duas apresentações: uma de Jayme Gusmão como introdução aos temas stop-start e outra de Liliane M. M. de Souza comparando os testes demandados pelas novas baterias com os testes tradicionais.

Conferências dos patrocinadores

Alguns de nossos patrocinadores na manha do 03/12/15 (quinta feira) apresentarão as seguintes Conferencias:

1. Alexandre Carmello. “Negro de Fumo para  baterias de Chumbo Ácido /Híbridas”, CABOT Corporation.

2. Greg Humphrey. “Desenvolvimento de Separadores de Alta Durabilidade”, ENTEK.     

3. Jayme Gusmão. “Avaliação do Efeito do Dynagrid NG na Durabilidade da Bateria”, GLATFELTER.

 

Como sempre ocorrerá uma seção de avaliação do XVIII ENBAT e opiniões para seu futuro.

Os esperamos   na UFSCar São Carlos!! Bem-vindos!!

Comissão Organizadora do XVIII ENBAT.

 

História:

Historicamente o primeiro Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido - ENBAT teve lugar na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, como parte das atividades da “Escola de Inverno em Físico Química e Química Analítica” do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos - DQ-UFSCar no ano de 1998.

O evento foi criado e organizado pelo Professor Carlos V. D´Alkaine e seus colaboradores como uma das atividades do Grupo de Eletroquímica e Polímeros - GEP dessa Instituição, e parte da linha de pesquisa do Professor sobre Gestão Tecnológica. No primeiro ENBAT participaram 15 pessoas,mas esse número tem crescido grandemente, dependendo da situações economicas. Participam nele somente todo tipo de pessoal técnico que trabalha na área. Os últimos ENBAT tem extendido sua área de atuação contando com a presença de técnicos de empresas do Peru, da Bolívia, da Argentina, da Colômbia, etc.

Para se ter uma ideia numérica assinalemos que no III Encontro, no ano 2000, participaram 35 técnicos de 12 empresas, e no ano 2010, no XIII Encontro, as participações chegaram a 200 técnicos pertencentes a 100 empresas. Deve-se assinalar que a relação do ENBAT é com os técnicos e não necessariamente com as empresas. Com isso se busca mostrar que o ENBAT é um lugar para o crescimento da área, incluindo técnicos e empresas, através do crescimento dos profissionais que atuam na área.

Após o primeiro ENBAT na UFSCar, tendo em conta a contribuição do Instituto para o Desenvolvimento, LACTEC, de Curitiba, e seu Laboratório de Baterias,  sucessivos ENBAT (do II ao XIV) foram realizados em Curitiba (PR). Dentro dessa colaboração, houve particular gerenciamento do Professor Dr. Patrício R. Impinnisi juntamente com alguns colaboradores. Isso também obedeceu ao fato de que as instituições de P&D são vistas pelas empresas, em geral, como “mais próximas” da indústria, como é lógico que o sejam. No entanto, mudanças na filosofia do LACTEC e, por outro lado, a consolidação do ENBAT, o qual se considerou que já não necessitava de uma instituição hospedeira que ajudasse a mantê-lo, fizeram com que o ENBAT, a partir do XV ENBAT, voltasse à UFSCar e passasse novamente a ser organizado com a colaboração do Grupo de Eletroquímica e Polímeros dessa instituição, na pessoa do Professor Dr Carlos V. D´Alkaine, seu idealizador original e seus colaboradores.

Por outro lado, a evolução do ENBAT tem incluído contínuas modificações para poder atingir o objetivo do aperfeiçoamento dos profissionais de uma área sempre em evolução, com profissionais sempre em crescimento. Esta continua evolução tem gerado nós organizadores grandes conhecimentos de como atingir os objetivos propostos, sendo um deles a necessidade de uma estrutura flexível para os ENBATs que permita enfrentar um mundo em rápida transformações. Como exemplo de novos conhecimentos assinalaríamos a importância de que o ENBAT sempre permaneça ao nível de sua comissão organizadora dentro do âmbito de '"Professores de Universidades Públicas" (tendo a possibilidade de outros componentes) com o objetivo de que as interferências burocráticas, necessárias, sejam as minimas. Esta política servirá também para incentivar ao mundo acadêmico para que se interessar em orientar suas pesquisas na direção dos problemas encontrados nas Baterias Chumbo Acido. Estes problemas, muitas vezes, são considerados pelos acadêmicos como não interessantes por imaginar-los erradamente problemas já resolvidos ou de pouco conteúdo científico. 

Como um  documento demostrativo do  ENBAT colocamos abaixo uma foto dos participantes do XVIII ENBAT (São Carlos - SP,2015)

foto 18.