Você está aqui: Página Inicial / ENBAT / Edições Anteriores / XIX ENBAT - 2016

XIX ENBAT - 2016

Apresentação:

 

Equipe:

Coordenador: Professor Carlos V. D`Alkaine.

Coordenador de Seções: Professor Patricio Rodolfo Impinnisi.

Vice-Coordenadores: MsC. Heverson Renan de Freitas.

 Outros colaboradores: Dra. Liliane de Souza, Professor Gilberto Augusto de Oliveira Brito, MsC.  Andrew Correia Lacerda Pitoli, MsC Adalberto Teógenes Tavares Júnior, MsC Giovani Luiz Crespan e  Dr. Fábio Plut Fernandes.

Secretário Administrativo: Carlos Ignácio.

Telefones: 55 - 16 - 3351-8211.

E-mail: enbatsaocarlos@ufscar.br.

Cronograma:

O XIX ENBAT se iniciará as 8:00h do dia 07 de dezembro com 8 h de trabalhos por dia, até as 18:30h do dia 09/12.

 

Filosofia:

Desde o começo a filosofia do ENBAT foi ser um encontro não de apresentação de trabalhos, mas de apresentação de temas de interesse da comunidade dos “homens das baterias” para seu desenvolvimento profissional. Nesse sentido a participação no evento não implica nenhum pagamento, mas a pertença a essa comunidade pelos trabalhos que se realizam na produção de baterias de Chumbo Ácido, na atividade de Consultoria para a produção, no funcionamento do produto etc., ficando a responsabilidade de decidir sobre a pertença ou não a essa comunidade ao próprio conjunto de participantes.

 A atitude da participação não ser paga assegura também que as empresas possam mandar todos seus técnicos, não reduzindo o número de participantes por problemas de custo, sendo que o ENBAT incentiva a participação, mais que de alguns técnicos de uma empresa, de todos os técnicos e gerentes técnicos, para que o ENBAT se constitua em um verdadeiro centro de discussões sobre a produção e sobre o produto da indústria de baterias de Chumbo Ácido.

 Por outro lado, a falta de pagamento ao mesmo tempo que o atestado de participação (que segue regras clássicas fixas de percentagem de participação), permitem romper com o suposto paradigma de que o ENBAT é um congresso ou reunião a mais. Ele não o é por múltiplas razões, mas entre elas, está o fato de que suas atividades buscam incorporar os novos conhecimentos, tecnologias e inovações à atividade diária dos técnicos da área. Isso se faz, em primeiro lugar, através de um mecanismo participativo para a seleção dos temas das apresentações.

 Os próprios participantes pelo mecanismo supracitado primeiro propõem e logo selecionam os temas que consideram de interesse, ficando com os organizadores a responsabilidade de buscar quem serão os responsáveis pelas apresentações dentro da própria comunidade ou internacionalmente, devendo ter em conta a possibilidade de apresentações de novas tecnologias e inovações via conseguir a participação de empresas produtoras das mesmas. Isso se realiza solicitando a participação de todas àquelas empresas produtoras que propuseram algum tema que consideraram de relevância para o desenvolvimento da área.

 Outro importante diferencial do evento, é que as apresentações podem ser interrompidas pelos participantes, sob a direção de um Coordenador de sessão, com o objetivo de que toda apresentação seja realmente incorporada ao cabedal de conhecimentos dos participantes.

Neste sentido é que é filosofia do ENBAT, para que não seja nunca utilizado por poderes econômicos poderosos, que, na organização do ENBAT, os profissionais de Universidades

e Centros de P&D que publicam na área sejam sempre convidados a participar sem limitações e constituam a parte fundamental do grupo organizador, sempre submetidos às críticas da comunidade dos “homens das baterias”, pois em cada encontro sempre se deve dedicar uma de suas sessões a uma discussão aberta com a participação de todos para avaliar o andamento do ENBAT e seus encaminhamentos futuros.

 

Financiamento/Patrocinadores:

O interesse despertado e aumento dos participantes e empresas viabilizou uma das formas atuais de financiamento do ENBAT e necessária pelo crescimento do ENBAT em acordo com sua filosofia. Dado que no ENBAT se reúnem praticamente todos os técnicos das empresas produtoras de baterias de Chumbo Ácido, ele se constitui em um encontro onde se podem contactar todos os técnicos trabalhando na área, e nesse sentido dá lugar a um verdadeiro mercado onde as firmas interessadas em vender equipamentos, inovações, às empresas produtoras de baterias podem contactar os técnicos para oferecer suas tecnologias e inovações. Neste sentido a organização do ENBAT começo a convidar as empresas nacionais e internacionais geradoras de Tecnologia e Inovações na área para participar no ENBAT como patrocinadores, quando desejarem fazendo apresentações técnicas dos fundamentos científico tecnológicos de seus produtos ou seus conhecimentos, dentro da filosofia que o ENBAT é uma encontro de técnicos para seu mutuo desenvolvimento e que as apresentações devem ser técnicas para o desenvolvimento dos participantes e nunca de marketing. Dentro desse espírito também se começo a convidar a empresas nacionais que estivessem interessadas em contribuir com um apresentador para tratar dos temas selecionados pelos futuros participantes.

Considerou-se que a filosofia devia ser que os negócios que os encontros pudessem propiciar, que eram bem-vindos, deviam ocorrer fora do ENBAT. Isto porque as apresentações especializadas (por dar um nome), do ponto de vista do ENBAT, não seriam uma atividade só encarregada de gerar fundos para a realização do evento, mas fundamentalmente atividades para colocar a disponibilidade dos participantes as novas tecnologias e inovações disponíveis no mercado nacional e internacional, as possíveis soluções a problemas gerais, como uma forma de voltar nossas empresas mais competitivas no mercado. Como em troca de sua participação, as empresas produtoras de Tecnologia e Inovações, poderiam terminar obtendo com sua participação razoáveis benefícios financeiros, deveriam contribuir ao ENBAT financeiramente para viabilizar sua realização.


Como voltar-se um Patrocinador

Em relação a uma empresa que esteja interessada em voltar-se um patrocinador, com o sem solicitação de apresentação no ENBAT, FAVOR ler o texto a continuação:

Se sua companhia deseja, ela pode voltar-se um patrocinador do ENBAT. Se sua companhia se volta um patrocinador do ENBAT ela figurará como tal e pode fazer uma apresentação técnica relacionada a seus produtos ou aos conhecimentos que ela considera deter, sempre de um ponto de vista técnico, para discutir com os outros participantes do evento. Isto vai permitir que sua empresa se volte conhecida dos participantes, o que permitirá gerar encontros de contato/negócios fora do encontro, como assinalado acima, e para o qual existirão após a finalização dos trabalhos de cada dia salas especiais.

Para voltar-se patrocinador do ENBAT, deve-se enviar uma carta oficial solicitando informações nesse sentido ao Professor Dr. Carlos V. D´Alkaine, Grupo de Eletroquímica e Polímeros (GEP), Departamento de Química, Universidade Federal de São Carlos; e-mail: dalkaine@ufscar.br assinalando no e-mail os termos “informações sobre possível patrocínio”.

 

Participação/Inscrição

 

Propostas de Temas:

                                                    Propostas de Temas

. ( Hannes Fischer - hannes@fatecpompeia.edu.br ).

 

Minha sugestão é de também fazermos um estudo prospectivo de mudanças em tecnologias de baterias para aplicações start-stop (até quando será chumbo, Lítio é uma ameça? se sim em quanto tempo, como será a mudança de carros híbridos/elétricos e quais timeframes disto se tornar mainstream, como a sharing economy afetará nós produtores de baterias de chumbo... etc...).

Ah lembrei de outro assunto... se hoje solar, eólico, biomassa (vamos excluir hidroeletricas) representam somente 2,5% da produção de energia elétrica, mas em 20 anos aumentar par 20-30%, certamente baterias para peak shaving terão um papel fundamental... e para este fim baterias de chumbo ácido podem ser bem competitivas... (http://www.ft.com/cms/s/0/8c28d1c2-2400-11e6-9d4d-c11776a5124d.html#axzz4FXpbbDmc)

 

Sei lá, pensei nuns temas mais prospectivos só para agitar um pouco a liderança das empresas a fim de quererem soltar o borso para mais P&D em baterias.

 

 

(Betânia de Oliveira Santin - betania@tamaranatecnologia.com.br ).

Tema 1 – A bateria íon lítio e o impacto no mercado das baterias Pb/H2SO4 gerado pelo uso destas nos carros elétricos.
Tema 2 - Quais são as características necessárias nas baterias Pb/H2SO4 para poderem ser utilizadas em carros elétricos? E nos Start Stop? Em que ambas diferenciam-se das atuais?

 

LCC J. HUMBERTO DIAZ A.( DIAN PROCESOS METALÚRGICOS, S.A. DE C.V.).

My director main interest is about new technologies of recycling in lead acid batteries, environmental regulations and/ or  innovation processes.

 

 

Notícias:

Comunicado 1

XIX Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido

07-09 de dezembro de 2016

Auditório Bento Prado Junior, UFSCar, Campus de São Carlos,

São Carlos, SP, Brasil

Já estão abertas as inscrições para o XIX ENBAT pelo site www.gep.ufscar.br entrando ai na aba “ENBAT”. Lembramos a todos que só receberão os materiais do XIX ENBAT aqueles que se inscreverem pelo site e participarem presencialmente do evento. Os materiais serão entregues através de uma mídia física. SEM SUA PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL O ENBAT NÃO PODERÁ SEGUIR EXISTINDO!!!

 Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido

1. Temas e apresentações

Estamos iniciando os trabalhos do XIX Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido que vai acontecer em São Carlos- SP – Brasil - de 07 a 09 de dezembro no Auditório Bento Prado Junior, já reservado, na UFSCar, Campus de São Carlos.  Neste ano estaremos iniciando os trabalhos com o processo de propostas de novos temas seguido, posteriormente, da eleição dos mesmos através de votação no site. Abaixo vão os temas que ficaram da reunião do XVIII ENBAT. Podem indicar apresentadores para outros temas (mesmo de fora do Brasil) se colaboram conseguindo financiamento para isso por parte de suas empresas que figurarão como patrocinadoras. Nesse caso deverão mandar e-mail para o Professor Dr. Carlos V. DÁlkaine (e-mail: dalkaine@ufscar.br).

IMPORTANTE: Sobre a proposta de temas a serem votados que se adicionarão aos 2 temas remanescentes do XVIII ENBAT, para completar seu tratamento, temos a informar que continuando a realizar as modificações necessárias para manter vivo o evento nos períodos de dificuldades que vivemos. Assim temos tomado à decisão de que as propostas devam ser sobre temas gerais que se considere que as empresas necessitam saber em seus fundamentos para poder sobreviver nas atuais circunstâncias, pois se relacionam com seus mercados presentes ou futuros próximos. Nesse sentido as propostas de temas pelos futuros participantes deverão conter no só o tema geral, mas a razão de mercado pela qual se considera que elas devem figurar no XIX ENBAT. Estas propostas serão uma vez organizadas em forma de conjunto submetidas à votação eletrônica pelos futuros participantes.

2. Temas que ficaram do XVIII ENBAT

1. Continuação da mesa redonda sobre os processos de certificação realizada no XVIII ENBAT e temas conexos. Responsável Dra Liliane L. M. de Souza a quem deverão dirigir-se para colaborar com essa parte das atividades. e-mail: laceel701@sp.senai.br

2. Completar os temas do XVIII ENBAT sobre “Características das demandas e modos de falha das baterias em veículos com start-stop” onde faltou tratar os temas

c) Como deveria ser a bateria para responder as demandas stop-start?;

d) Como fabricar essas baterias?

3.Outros  temas a serem propostos e justificados segundo solicitude acima para posterior votação eletrônica.

Lembramos que as apresentações dos temas do item 2 e os novos temas que  venham a ser selecionados deverão seguir a filosofia aplicada e aprovada no XVIII ENBAT:

a) ficar mais claro o papel de ser cada apresentação um processo de aprendizagem, com a colaboração de todos os participantes do ENBAT e não um seminário ou um congresso técnico ou científico;

b) as apresentações deverão modificar-se de tal forma que se assegure um grande aumento das discussões;

c) deverão tratar de incluir uma formulação precisa das distintas possíveis interpretações dos fatos discutidos;

d) os apresentadores não deverão realisar uma apresentação descompromissada, mas que assuma sua responsabilidade de dar suas “opiniões” sobre os temas em discussão, assinalando outras versões distintas a dele;

e) as apresentações concretas não poderiam incluir mais de 10 a 20 slides cada, com temas bem definidos vinculados ao tema em discussão. Aquelas que não respeitem este limite deverão ser reduzidas no número de slides para tratar de assegurar uma maior objetividade. No entanto, o apresentador poderá estender-se nas explicações correspondentes sobre os temas quando assim o considere.

Assegurar que estes objetivos sejam atingidos será tarefa do Chairman dado que as modificações solicitadas nas apresentações visam um maior aproveitamento por parte dos participantes das apresentações.

3. Para possíveis patrocinadores do XIX ENBAT

Para aquelas empresas que queiram ser patrocinadoras do XIX ENBAT em seus variadas formas desde já podem entrar em contato com o Professor Dr Carlos Ventura D´Alkaine , dalkaine@ufscar.br  (fone: 55-16-3351-8077, horário mais conveniente 11:30 a 12:30 h (ou no laboratório 55-16-33351-8211  em outros horários), sempre levando em conta que, em caso de ser patrocinadores com   direito a palestras as palestras das empresas patrocinadoras devem ser técnicas e, de forma nenhuma, de vendas/marketing, podendo incluir a apresentação da empresa como uma parte da apresentação. Aquelas empresas que não desejem fazer apresentações poderão receber um desconto em sua contribuição.

4. Textos públicos do anterior XVIII ENBAT

Àqueles que não tenham tido acesso ao material do XVIII ENBAT, sendo que participaram do mesmo (figuram na lista completa de participantes) podem contribuir a coloca-los a disposição do público e ter acesso via os CD´s se conseguem que uma biblioteca, seja de uma Universidade, Cidade ou mesmo de uma empresa, esteja disposta a recebê-los. Esse pedido deve ser feito por formalmente pelo participante do XVIII ENBAT no site dos ENBAT´s anexando o endereço de envio da biblioteca e o nome da bibliotecária chefa a quem deve ser dirigido (recomendamos para isto contatar a essa pessoa previamente). Esse material é para ficar nas bibliotecas pelo Brasil,

disseminando assim os conhecimentos em baterias de chumbo ácido consolidados nos sucessivos ENBAT´s.

São Carlos, 26 de  Julho  de  2016.

Comissão Organizadora.

 

Segundo Comunicado

XIX Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido

07-09 de dezembro de 2016

Auditório Bento Prado Junior, Universidade Federal de São Carlos, Campus de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

 

Chamado para propostas de temas para que se considere sejam tratados no XIX ENBAT

            Pelo presente comunicado vimos a convidar a todos os futuros possíveis participantes da comunidade Brasileira e da América Latina de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido a que, como é tradicional, enviem temas como propostas a serem posteriormente votadas para a seleção final do conjunto de temas que conformarão as “apresentações” e “mesas redondas” que constituirão o conteúdo do XIX ENBAT. Lembrando que o XIX ENBAT começará com a continuação da mesa redonda sobre os processos de certificação e temas conexos atividade da qual será responsável a Dra. Liliane L. M. de Souza a quem deverão dirigir-se para colaborar com essa parte das atividades. e-mail: laceel701@sp.senai.br

            Este envio de temas, a titulo pessoal dos futuros participantes, poderá ser efetuado via o site do XIX ENBAT, após sua inscrição nesse mesmo site nas abas correspondentes.  A aba pode ser acessada no site do Grupo de Eletroquímica e Polímeros da UFSCar (GEP)  www.gep.ufscar.br. Neste site você encontrará uma aba denominada ENBAT onde poderá fazer sua inscrição e sua proposta de temas que deve levar seu nome para que possamos saber quantos futuros participantes propuseram um mesmo tema, aproximadamente, e, por tanto, nos esforcemos para assegurar que eles tenham apresentador.

            Lembramos que para a inscrição e para sua participação você não deverá fazer nenhuma contribuição, mas deverá fazer sua inscrição adiantada para que possamos ter ideia do número de participantes que deveremos esperar.

            O período para o envio das propostas de temas serão desde 26 de Agosto á 26 de Setembro de 2016  para que assim possamos organizar o material das propostas e, a durante Outubro, organizar a votação dos novos temas propostos. No período de Outubro e até mediados de Novembro se buscarão apresentadores para os mesmos mais desde já aceitamos candidatos dados que na atual configuração dos ENBAT varias podem ser as apresentações sobre um mesmo tema, umas após as outras..

São Carlos, 26 de Agosto de 2016.  Comissão Organizadora

 

Terceiro Comunicado

XIX Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido

07-09 de dezembro de 2016

Auditório Bento Prado Junior, Universidade Federal de São Carlos, Campus de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

 

         Estamos praticamente a 1 mês da realização do XIX ENBAT e todo

se encontra sob controle para sua realização nos padrões habituais.       Solicitamos, no entanto, aos futuros participantes que se inscrevam, para facilitar a logística dos coffee-breaks, pastas e DVDs com as apresentações. (lembrar que os DVDs serão entregues somente a aqueles que participem até o último dia).

 

-FAVOR LÊR OS 3 TEXTOS A SEGUIR COM CUIDADO PARA FACILITAR SUA PARTICIPAÇÃO!!!

-LÊR AO FINAL O PROGRAMA EM CONSTRUÇÃO

 

         1) Querendo ampliar o espectro de apresentadores, aproveitamos o presente comunicado para convidar a aqueles que se considerem com algo a contribuir, à participar nas apresentações. Para isso nos devem enviar um PDF ou equivalente (para que possa constar no DVD a ser produzido) sua proposta com titulo, nomes dos autores e um resumo de até no máximo 300 palavras. Este material deverá ser enviado a enbatsaocarlos@ufscar.br ;(16)3351-8211.  Lembramos que as apresentações devem respeitar os temas que serão tratados (não podendo propor-se, nesta avançada etapa da organização do XIX ENBAT, temas que não estejam relacionados com os temas a serem tratados). Para isso, abaixo apresentamos o programa em construção que seguirá o XIX ENBAT, onde se listam os quatro (4) grandes temas, já selecionados, que serão tratados no mesmo. Estes temas são os remanescentes do XVIII ENBAT e da falta de novas propostas para serem votadas.

         2) Lembramos também, que as apresentações  (como no XVIII ENBAT) poderão ter como máximo 1 hora de duração e poderão utilizar como máximo 20 slides. Isto não quer dizer que não se possam propor apresentações com menor número de slides (1, 2, etc.) e/ou menores tempos de apresentação. Busca-se com isto aumentar a participação nas apresentações. As propostas deverão respeitar o espírito dos ENBAT (por exemplo, não podem incluir marketing). As propostas não serão previamente avaliadas tecnicamente. Elas estarão diretamente liberadas para apresentação aos  participantes.

         3) Lembramos ainda que, como tradicionalmente, no segundo dia do ENBAT teremos inicialmente as palestras/conferências das empresas patrocinadoras do  evento (com ou sem palestra), sempre respeitando as tradições do ENBAT de ser um encontro puramente técnico em suas atividades oficiais. Para estas palestras (não são apresentações) os temas são livres e escolhidos pelas empresas de acordo com o que elas queiram oferecer tecnicamente aos participantes. Para as empresas interessadas em serem patrocinadoras, com o sem palestra de 1 hora, solicitamos dirigir-se ao Professor Carlos V. D´Alkaine, Coordenador do evento, via o e-mail    dalkaine@ufscar.br

 

Programa em construção do XIX ENBAT

 

-Dia 7 de Dezembro de 2016 (1ro dia)

 

8:00 h:Credenciamento e entrega de materiais.

9:00 h: Abertura do XIX ENBAT

10:00 h: Coffee-break

10:30 h: Inicio dos trabalhos. 1ro tema: Apresentações e discussões sobre “Impactos, diferenças e consequências em ensaios elétricos para o sistema stop-start, processo de certificação” (aberto a propostas de apresentação)

12:30-14:00 h: almoço

14:00-16:00 h:  Continuação do 1ro tema se necessário ou/e passagem ao 2do tema.

16:00h Coffee-break

16:30-18:30h: 2do tema: Apresentações e discussões sobre “Quais seriam as demandas do stop-start e como deveriam ser uma bateria para responder a essas demandas”. (aberto a propostas de apresentação)

 

FIM DO PRIMEIRO DIA

 

-Dia 8 de Dezembro de 2016 (2do dia)

 

8:00-10:00 h: Inicio das conferências promovidas pelos patrocinadores.

10:00 h: Coffee-break

10:30-12:30 h: Continuação das conferências promovidas pelos patrocinadores.

12:30-14:00 h: almoço.

14:00-16:00 h: Continuação do tratamento do 2do tema e/ou inicio do tratamento do 3ro tema com apresentações e discussões sobre “Como produzir uma bateria para as demandas do stop-start”. (aberto a propostas de apresentação)

16:00 h: Coffee-break

16:30-18:30 h: Continuação do tratamento do 3ro tema.

 

Jantar de confraternização  20:00 h (local a definir)

 

FIM DO 2do DIA

 

Dia 09 de Dezembro de 2016 ( 3ro dia)

 

8:30-10:00 h: Continuação do tratamento do 3ro tema.

10:00 h: Coffee-break

10:30-12:30 h:Inicio do tratamento do 4to tema:com apresentações e discussões sobre “Baterias estacionarias para uso em sistemas de energia renováveis. Introdução ao problema para o XX ENBAT” (aberto a  propostas de apresentação)

12:30-14:00 h: almoço.

14:00-16:00 h: Reunião plenária de avaliação do XIX ENBAT.

16:00 h: Coffee-break

16:30-17:30 h: Continuação do tratamento do 4to tema.

17:30 h: ENCERRAMENTO do XIX ENBAT.

 

 

ATÉ NOSSO ENCONTRO EM SÃO CARLOS, UFSCAR,

AUDITÓRIO BENTO PRADO JUNIOR,

COMO SEMPRE.

 

 

 

Comunicado 4

18/11/2016 (a 18 dias do inicio do XIX ENBAT!!!!!)

Enviamos este comunicado para que as pessoas se inscrevam imediatamente. Lembramos que  quem não  fizer a inscrição há tempo  NÃO PODERÁ RECEBER os materiais do XIX ENBAT 2016 ou seu crachá (e sem crachá não poderá participar do evento !!!!).

 Isto se deve a que todos estes elementos devem ser comprados com antecipação e organizados na pasta.

Atenciosamente

Comissão Organizadora.

 

História:

Historicamente o primeiro Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido - ENBAT teve lugar na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, como parte das atividades da “Escola de Inverno em Físico Química e Química Analítica” do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos - DQ-UFSCar no ano de 1998.

O evento foi criado e organizado pelo Professor Carlos V. D´Alkaine e seus colaboradores como uma das atividades do Grupo de Eletroquímica e Polímeros - GEP dessa Instituição, e parte da linha de pesquisa do Professor sobre Gestão Tecnológica. No primeiro ENBAT participaram 15 pessoas,mas esse número tem crescido grandemente, dependendo da situações economicas. Participam nele somente todo tipo de pessoal técnico que trabalha na área. Os últimos ENBAT tem extendido sua área de atuação contando com a presença de técnicos de empresas do Peru, da Bolívia, da Argentina, da Colômbia, etc.

Para se ter uma ideia numérica assinalemos que no III Encontro, no ano 2000, participaram 35 técnicos de 12 empresas, e no ano 2010, no XIII Encontro, as participações chegaram a 200 técnicos pertencentes a 100 empresas. Deve-se assinalar que a relação do ENBAT é com os técnicos e não necessariamente com as empresas. Com isso se busca mostrar que o ENBAT é um lugar para o crescimento da área, incluindo técnicos e empresas, através do crescimento dos profissionais que atuam na área.

Após o primeiro ENBAT na UFSCar, tendo em conta a contribuição do Instituto para o Desenvolvimento, LACTEC, de Curitiba, e seu Laboratório de Baterias,  sucessivos ENBAT (do II ao XIV) foram realizados em Curitiba (PR). Dentro dessa colaboração, houve particular gerenciamento do Professor Dr. Patrício R. Impinnisi juntamente com alguns colaboradores. Isso também obedeceu ao fato de que as instituições de P&D são vistas pelas empresas, em geral, como “mais próximas” da indústria, como é lógico que o sejam. No entanto, mudanças na filosofia do LACTEC e, por outro lado, a consolidação do ENBAT, o qual se considerou que já não necessitava de uma instituição hospedeira que ajudasse a mantê-lo, fizeram com que o ENBAT, a partir do XV ENBAT, voltasse à UFSCar e passasse novamente a ser organizado com a colaboração do Grupo de Eletroquímica e Polímeros dessa instituição, na pessoa do Professor Dr Carlos V. D´Alkaine, seu idealizador original e seus colaboradores.

Por outro lado, a evolução do ENBAT tem incluído contínuas modificações para poder atingir o objetivo do aperfeiçoamento dos profissionais de uma área sempre em evolução, com profissionais sempre em crescimento. Esta continua evolução tem gerado nós organizadores grandes conhecimentos de como atingir os objetivos propostos, sendo um deles a necessidade de uma estrutura flexível para os ENBATs que permita enfrentar um mundo em rápida transformações. Como exemplo de novos conhecimentos assinalaríamos a importância de que o ENBAT sempre permaneça ao nível de sua comissão organizadora dentro do âmbito de '"Professores de Universidades Públicas" (tendo a possibilidade de outros componentes) com o objetivo de que as interferências burocráticas, necessárias, sejam as minimas. Esta política servirá também para incentivar ao mundo acadêmico para que se interessar em orientar suas pesquisas na direção dos problemas encontrados nas Baterias Chumbo Acido. Estes problemas, muitas vezes, são considerados pelos acadêmicos como não interessantes por imaginar-los erradamente problemas já resolvidos ou de pouco conteúdo científico.