Você está aqui: Página Inicial / Áreas de Pesquisa

Áreas de Pesquisa

Atualmente o GEP possui as seguintes linhas de pesquisa:

  1. Baterias Industriais
  2. Galvanoplastia
  3. Gestão de Tecnologia
  4. Irreversibilidade, Dinâmica Química e Mecânica estatística de não equilíbrio
  5. Morfologia em Polímeros
  6. Pesquisas em corrosão/passivação e Resolução de problemas para empresas
  7. Tintas Anticorrosivas

 

    Baterias Industriais

    Pesquisa em Baterias de Chumbo Ácido, Níquel/Cádmio, Ferro/Niquel, Sódio/Níquel e resolução de problemas para empresas na área. Nesta área se desenvolve pesquisas sobre a produção e o funcionamento de placas positivas e negativas de baterias de Chumbo/Ácido e NiO.OH/Fe, alcalina. No caso da produção dos eletrodos se estudam as reações de estado sólido que envolvem as operações unitárias dos mesmos. No caso do funcionamento e vida útil, se estudam as reações de estado sólido envolvidas no processo de carga e descarga e aquelas que contribuem para os processos de degradação dos respectivos materiais ativos. No caso da placa positiva da bateria de Chumbo/Ácido tem-se desenvolvido trabalhos tanto em placas empastadas como tubulares. Neste último caso tem-se desenvolvido tecnologia própria. No caso das placas positivas e negativas da bateria de Níquel/Ferro, tem-se desenvolvido tecnologia de produção própria. Em ambos tipos de baterias, ácida ou alcalina, tem-se centrado os estudos sobre baterias estacionárias, stand-by e tracionarias. As técnicas utilizadas são Eletroquímicas, de Raio-X, de Microscopia Eletrônica de Varredura etc. Dentro deste programa tem-se desenvolvido trabalhos e cursos para empresas produtoras de baterias (AJAX Ltda., Reifor Ltda., Rondopar Ltda., Eletran Ltda., HF Ltda., TAMARANA METAIS Ltda., Xispa Ltda., Nacional de Grafite Ltda., entre outras).

     

      Galvanoplastia

      Pesquisar sobre Processos de Eletrodeposição e resolver problemas para empresas na área. Nesta linha de pesquisa se estudam os processos de deposição de metais e em especial de ligas em si próprios ou via a dissolução dos recobrimentos metálicos obtidos. Se estuda e desenvolve a compreensão do funcionamento de banhos de eletrodeposição e seus respectivos aditivos.

      Os trabalhos estão centrados na Eletrodeposição e Eletrodeposição de Ligas Metálicas, buscando desenvolver-se a interpretação teórica dos processos de Eletrodeposição e Eletrodissolução. Esses processos são estudados via técnicas Eletroquímicas, Microscopia Eletrônica de Varredura, Microscopia óptica, difração de Raio-X etc. Dentro desta linha de pesquisa, tem-se desenvolvido trabalhos e cursos para indústrias na área de Galvanoplastia e/ou acabamento de superfícies, como a Cia. Siderúrgica Nacional (CSN), entre outras

       

        Gestão de Tecnologia

        Pesquisar a Gestão da Tecnologia nas condições da América-Latina e resolver Problemas para as empresas na área. Esta linha de pesquisa surgiu da necessidade de se refletir sobre as outras linhas de pesquisa, num ponto de vista gerencial, abordando seus efeitos sobre a sociedade e suas relações com empresas e centros de pesquisas. O objetivo fundamental desta linha de pesquisa passou a ser refletir sobre a relação Ciência e Tecnologia, as formas mais eficientes de organização de grupos de pesquisas nas condições da América Latina e o papel da Ciência no contexto da sociedade Latino-americana.

        Esta linha de pesquisa tem-se concretizado em propostas e experiências sobre gerenciamento prático de grupos ou centros de pesquisas. Nos últimos anos tem alcançado resultados em uma linha de trabalho específica, na qual se estão analisando, em sucessivos trabalhos, grandes centros de pesquisas brasileiros. Neste sentido os estudos se centram no desenvolvimento, dentro destes centros, do que temos denominado o "Câncer Burocrático": um mecanismo pelo qual os meios se transformam em fins, os fins ficam nas palavras e se cria um ambiente institucional que desativa os pesquisadores. Dentro do pensamento citado busca-se mecanismos gerenciais capazes de inibir o crescimento do Câncer Burocrático. Busca-se dar assistência às empresas na área e preferencialmente trabalhar com problemas de administração de projetos em instituições.

         

          Irreversibilidade, Dinâmica Química e Mecânica estatística de não equilíbrio

          Estudar o problema dos processos irreversíveis, em particular a irreversibilidade do tempo e de situações com possível perda da causalidade, em especial, em sistemas reacionais químicos. Nesse sentido, se seguirão três vias em paralelo: a Termodinâmica Irreversível, abrangendo zonas lineares; novas formulações da mecânica de sistemas não lineares (abrangendo inclusive os sistemas caóticos, vistos como tipicamente irreversíveis) e a mecânica estatística fora do equilíbrio.

           

            Morfologia em Polímeros

            Pesquisa na área de morfologia em polímeros e resolução de problemas para empresas na área. Nesta linha de pesquisa, utilizando-se das mais variadas técnicas, se estuda a morfologia de polímeros puros e blendas imiscíveis. Em especial se estudam os processos de cristalização em polímeros puros, tanto de padrões comerciais como produzidos por outros grupos, comparativamente. Em paralelo, se estuda sua morfologia particularmente ao nível das superestruturas e ao nível de fases e também ao nível configuracional, conformacional e de estruturas supramacromoleculares, quando necessário. No caso de blendas imiscíveis se estudam os processos e leis que regem a mistura das mesmas para condições controladas de mistura. Em todos os casos se utiliza espectroscopia de infra-vermelho e ultra-violeta/visível, calorimetria diferencial de varredura, densitometria, raio-X, microscopia óptica de luz polarizada e de contraste de fase, microscopia eletrônica de varredura etc.

            Em especial tem-se desenvolvido estudos de fenômenos de sorção e transporte de penetrantes em polímeros que permitem estudos morfológicos. Para os estudos de cristalização se utiliza microscopia com placa quente e DSC. Dentro desta linha de pesquisa também se desenvolvem cursos de formação.

             

              Pesquisas em corrosão/passivação e Resolução de problemas para empresas

              Nesta linha de pesquisa se estuda o crescimento de filmes sobre metais e semi-condutores em condições transientes, quer dizer, durante os primeiros momentos do seu crescimento, quando as relações de corrente e/ou potencial variam com o tempo, e portanto, varia a espessura do filme, por variar a carga envolvida. Estes estudos se referem a filmes que raramente passam de 1nm. As técnicas utilizadas são: voltametrias, saltos potenciostáticos ou galvanostáticos e impedância em condições transientes. Paralelamente, se desenvolvem modelos teóricos para estes crescimentos e suas respectivas equações e se realizam simulações das mesmas, buscando aprofundar os significados de seus parâmetros e as possíveis influências da variação destes nos resultados experimentais.

              Dentro desta linha de pesquisa tem-se desenvolvido cursos e trabalhos de resolução de problemas de corrosão para as mais variadas empresas de todos os setores industriais e de serviços brasileiros.

               

                Tintas Anticorrosivas

                Nesta área em especial se realizam trabalhos sob contrato para a aplicação de tintas anticorrosivas. Neste sentido esta linha de pesquisa se junta com a de passivação/corrosão, para dar resolução através das tintas anticorrosivas a múltiplos problemas de corrosão.